O Que É Direito Tributário? O Guia Completo Sobre o Assunto!

Todos os anos precisamos declarar nossas rendas ao Governo, logo, a relação entre tributos e contribuintes está presente em nosso dia a dia de diversas formas. Portanto, o direito tributário é a área responsável pela regulamentação dessa dinâmica.

Inclusive, o planejamento tributário pode ser uma ótima ferramenta de gestão para empresas de modo a lidar melhor com os custos tributários e maximizar os lucros.

Se você tem uma empresa ou apenas possui a curiosidade para saber como funciona melhor o Direito Tributário, continue lendo esse guia completo sobre o assunto que preparamos para você.

 

Direito Tributário: Conceitos

Conceitos
Primeiramente, um dos primeiros e mais importantes conceitos para o Direito Tributário que devemos mencionar é o de Tributo.

Segundo o Código Tributário Nacional, Art. 3º, temos que:

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.”

Ou seja, a partir disso podemos ressaltar alguns pontos acerca do Tributo, tais quais:

  • Compulsoriedade – ou seja, o tributo é obrigatório.
  • Valor exprimido em moeda – o tributo deve ser pago em dinheiro, não sendo permitido o pagamento através de bens ou serviços.
  • Que não constitua sanção de ato ilícito – o tributo incide sobre atos lícitos, apenas. Em contraste, os atos ilícitos são passíveis de sansão.
  • Instituído em lei – somente a lei garante a validade de um tributo.
  • Cobrado por atividade administrativa vinculada – a cobrança do tributo se dá através do lançamento referente à atividade administrativa ao qual está relacionado.

Dessa forma, podemos entender por tributo os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria.

 

Direito Tributário: Tipos de Tributos

Direito Tributário: Tipos de Tributos

1. Impostos:

Segundo o Artº 16 do Código Tributário Nacional, Imposto é: “o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.”

Dentre os diversos tipos de impostos, podemos mencionar os seguintes exemplos:

  • Impostos sobre importação – é de competência da União e incide sobre os produtos estrangeiros cujo fator gerador é a entrada em território nacional;
  • Impostos sobre exportação – também é de competência da União, incide sobre os produtos nacionais exportados para o exterior. Além disso, possuem como fato gerador a saída destes do território nacional.
  • Impostos sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos – é de competência do estado e podem ter como fator gerador a transmissão ou cessão de direitos sobre bens imóveis.
  • Impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza – de competência da união, incidem sobre rendas e proventos e possuem como fator gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica.

2. Taxas:

De acordo com o Artigo 77, do CTN, as taxas são tributos de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, em suas respectivas atribuições.

Para o Direito Tributário, as taxas possuem como fator gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

São modelos de taxas, então:

  • Taxas de emissão de documentos;
  • Taxa de licenciamento anual de veículos.

3. Contribuições de Melhoria:

De acordo com o Artigo 81 do CNT, “A contribuição de melhoria é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.”

Ou seja, possuem destinação estabelecida, com o objetivo de melhorar alguma demanda. Entre elas, podemos citar:

  • Asfaltamento de uma rua;
  • Taxa de iluminação das ruas.

 

Qual A Importância do Direito Tributário?

Qual A Importância do Direito Tributário?
Ter conhecimento em Direito Tributário é muito importante para a gestão de empresas. Isso porque com um bom planejamento tributário se torna possível diminuir o ônus tributário e, por consequência, ter maiores rendimentos.

O Planejamento tributário, portanto, é uma ferramenta de gestão válida e lícita que consiste em potencializar o lucro e diminuir os custos dos tributos através da formulação das operações de uma empresa.

Sendo assim, o planejamento tributário pode ser dividido em duas categorias básicas:

  • Planejamento operacional – constam todos os planejamentos que uma empresa precisa ter para cumprir os requerimentos legais acerca dos tributos. Consiste nas análises comuns, como: tributação de alíquotas de faturamento, regimes de arrecadação;
  • Planejamento estratégico – trata-se de conhecer mais profundamente os processos fiscais da empresa. Dessa forma, exige muito conhecimento sobre a contabilidade e tributação.

É importante, portanto, que o planejamento estratégico seja feito por uma equipe especializada para que não sejam cometidas imprudências e para que seja escolhido o plano que mais se adequar àquela empresa.

Benefícios do planejamento tributário

O principal objetivo do direito tributário dentro de um planejamento, não é gerar mais lucro, pois isso é uma consequência. Na verdade, a maior meta do planejamento tributário é estar dentro da legalidade.

Uma gestão e contabilidade malfeita pode fazer com que uma empresa cometa atos ilícitos, ao se omitir do pagamento integral dos tributos destinados.

No entanto, é possível que a prática dessa ferramenta traga muitos benefícios, tais quais:

  • Mais organização
  • Maior conhecimento sobre as questões fiscais;
  • Diminuição dos custos;
  • Reforço do fluxo de caixa;
  • Maior rentabilidade;
  • Redução de custos tributários acessórios.

Portanto, é muito recomendado investir em um bom planejamento tributário para sua empresa, contando com uma equipe de profissionais capacitados.

 

 

Conclusão

Conclusão
Em conclusão, nesse artigo vimos um pouco mais sobre o Direito Tributário, o que são tributos e os seus variados tipos definidos pelo Código Tributário Nacional.

Além disso, vimos de maneira minuciosa o que significa o conceito mais importante para essa área do direito e, assim, entendemos melhor qual suas competências.

Por fim, falamos sobre a importância do planejamento tributário, uma forma de gestão, no cotidiano de uma empresa, bem como seus benefícios.

Tendo isso em mente, a conclusão é de que ter conhecimento acerca das questões tributárias de uma empresa é possível mantê-la dentro da legalidade e, ainda, maximizar os lucros.

Você aprendeu algo novo com este artigo? Então, compartilhe com seus amigos para que eles também se beneficiem desta informação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *